h20Technology27 de janeiro de 2023Como transformar a fidelidade e engajamento do cliente com IA?

A Inteligência Artificial (IA) tornou-se parte integrante de muitos setores, incluindo o atendimento ao cliente. 

A IA pode ser usada para aprimorar a retenção e a fidelidade do cliente, fornecendo experiências personalizadas por meio de análises preditivas, compreendendo o comportamento do cliente com prospecção de dados e machine learning e melhorando os funis de vendas com serviços automatizados. 

Nesta postagem do blog, através de casos de uso e de sucesso, exploraremos as diferentes maneiras pelas quais a IA pode ser usada para aumentar a retenção e a fidelidade do cliente, além de destacar os benefícios do uso da IA para esses fins. 

 

Inteligência Artificial e a fidelidade do cliente 

 

De fato, Inteligência Artificial representa uma grande oportunidade para as empresas criarem relacionamentos mais fortes com seus clientes, aprimorando seu foco na fidelidade e engajamento. 

Utilizando IA podemos antecipar as necessidades e produzir experiências personalizadas que aumentarão a satisfação do cliente e sua lealdade para com o negócio. 

Além disso, Inteligência Artificial também oferece vantagens operacionais tornando a jornada de compra diferenciada, permitindo que marcas ganhem destaque no mercado. 

Portanto, Inteligência Artificial pode ter um impacto considerável na fidelidade dos clientes e o uso desta tecnologia certamente impulsionará resultados significativos. 

 

IA pode ser usada para criar experiências personalizadas para os clientes 

 

Em nossos casos de uso, que incluem empresas líderes globais em soluções de engajamento e fidelidade do cliente para marcas líderes de varejo, prever rotatividade de clientes e detecção de fraudes têm sido desafios difíceis de decifrar para provedores de soluções de marketing. 

Principalmente devido à falta de prevalência dos conjuntos de dados relevantes e à evolução constante do comportamento fraudulento de cibercriminosos. 

Mas apesar do desafio, a Inteligência Artificial tem sido um importante recurso para criar experiências personalizadas. As soluções da H2O.ai tem tornado essa realidade de diferentes formas. 


Por meio de análise preditiva

 

O uso de análise preditiva é uma maneira pela qual a IA pode ser usada para aumentar a retenção e a fidelidade do cliente. 

Com a análise preditiva, as empresas podem fazer sugestões de produtos ou serviços que atendam às necessidades dos clientes. 

Isso permite que as empresas forneçam uma experiência personalizada, além de fornecer conteúdo mais relevante que ajuda a construir uma conexão mais forte entre a empresa e seus clientes. 

Os modelos criados pelas soluções H2O.ai também têm sido usados para identificar possíveis problemas antes que eles ocorram, permitindo que as empresas tomem medidas proativas antes que se tornem grandes dores de cabeça para a organização. 


Através da prospecção de dados e
machine learning

 

Outra maneira pela qual H2O.ai pode ajudar a aumentar a retenção e a fidelidade do cliente é por meio do uso de técnicas de prospecção de dados e machine learning.

Ao aproveitar seus recursos de IA, as empresas são capazes de rastrear o comportamento dos clientes ao longo do tempo para entender melhor seus interesses, preferências e necessidades. 

Essas informações podem ser usadas pela empresa para criar ofertas ou promoções personalizadas projetadas especificamente para clientes individuais com base em suas interações anteriores com a empresa. 

Isso ajuda a criar uma sensação de familiaridade entre a empresa e seus clientes, o que os torna mais propensos a permanecer leais ao longo do tempo.

 

Por serviços automatizados

 

Por fim, os serviços automatizados com IA construídos a partir de modelos H2O.ai são outra maneira pela qual as empresas podem melhorar suas taxas de retenção de clientes e níveis de fidelidade. 

A automação permite que as empresas simplifiquem tarefas comuns, como responder a e-mails ou gerenciar faturas, para que os funcionários tenham mais tempo disponível para interagir diretamente com os clientes. 

Além disso, a automação também ajuda a reduzir os custos associados ao trabalho manual, pois requer menos recursos do que os métodos tradicionais para concluir as tarefas com rapidez e eficiência. 

Na prática, a automação também permite que as empresas forneçam tempos de resposta mais rápidos ao lidar com consultas ou reclamações de clientes, o que consolida ainda mais os relacionamentos entre as empresas e seus clientes. 

 

Solução H2O.ai: compreender o comportamento do consumidor, otimizando os funis de vendas e ampliando a fidelidade e engajamento do cliente 

 

Com as soluções de IA da H2O.ai as empresas analisam o comportamento e o envolvimento do cliente em vários estágios. Usando Inteligência Artificial, os times de marketing são capazes de desenvolver um modelo de classificação que irá prever se um determinado cliente irá desistir ou não. 

Além disso, automatizar o complexo processo de desenvolvimento para derivar novos recursos de variáveis ​​existentes contribuiu significativamente para a economia geral de tempo.   

 

Resultados práticos 

 

  • O modelo de churn preditivo permitiu que marcas líderes de varejo interviessem antecipadamente, engajassem e evitassem que o churn acontecesse. Isso se tornou um recurso integral oferecido como parte dos recursos oferecidos pelas soluções H2O.ai. 
  • Uma empresa global de viagens e hospitalidade, que utiliza soluções H2O.ai, conseguiu implantar modelo de IA em uma campanha de retenção e obteve uma melhoria geral de 11% em seu ROI. Modelos tradicionais baseados em regras oferecem desnecessariamente 7 vezes mais ofertas para clientes que não escolhem, representando uma enorme elevação de custos para as campanhas. 

Com as soluções H2O.ai as empresas são agora capazes de tornar seus recursos de marketing preditivo um esforço ágil de toda a equipe com a capacidade de transformar novas soluções de fidelidade muito mais rapidamente do que antes. 

A F2IT é uma empresa parceira H2O.ai e pode ajudar você a conhecer as soluções inteligentes de Inteligência Artificial, Machine Learning e automação de processos ideais para o contexto da sua organização. Entre em contato com os nossos especialistas para saber mais.